Tentem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram e, quando chegar a vez de morrerem, possam morrer felizes com o sentimento de que, pelo menos, não desperdiçaram o tempo, mas sim fizeram o melhor que puderam. Estejam preparados, desta maneira, para viverem e morrerem felizes, sempre fiéis a Promessa Escoteira de vocês, até mesmo depois que deixarem de ser jovens - e que Deus os ajude a cumpri-la.
Atenção: O Grupo ja retornou as suas atividades normais, todos os sábados a partir das 14:00h !!

O Fundador

Em 22 de Fevereiro de 1857, nascia em Londres, capital da Inglaterra, o menino Robert Stephenson Smith Baden Powell, que mais tarde seria famoso no mundo inteiro, primeiro como herói militar e mais tarde como o fundador do Movimento Escoteiro.

O menino Robert, fez seus estudos em escolas públicas, onde era querido por todos. Quando terminou seus estudos secundários, Baden Powel (B.P.) entrou para o exército tornando-se oficial de carreira.

Durante a guerra de Transval, B.P. comandou a Guarnição de Mafeking. Mafeking era uma cidade com um importante entroncamento ferroviário cuja posse era de grande valor estratégico. A cidade foi duramente atacada durante vários meses e só se manteve graças a inteligência e a coragem de seu comandante, cujas atitudes inspiravam a atuação de seus comandados.

Como dispunha de poucos soldados, B.P. treinou todos os homens válidos da cidade para usá-los como combatentes e para serviços auxiliares: primeiros socorros, comunicações, cozinha, etc.

Organizou um grupo de cadetes com os adolescentes da cidade. A maneira com os jovens da cidade desempenharam suas tarefas, seus exemplos de dedicação, lealdade e coragem impressionaram bastante B.P. e anos mais tarde seriam de grande influência na fundação do escotismo.

Como Surgiu o Movimento Escoteiro

Graças a seus feitos na sua vida militar, B.P. tornou-se herói em seu país. Durante uma vigem a sua pátria, B.P. viu alguns jovens usando em suas brincadeiras um livro que ele havia escrito para exploradores do exército que continha ensinamentos sobre como acampar e sobreviver em regiões selvagens.

Conversando com seus amigos, ele entusiasmou-se e resolveu realizar em 1907, na ilha de Brownsea, um acampamento com vinte rapazes de 12 a 16 anos onde ensinou uma porção de coisas interessantes como: primeiros socorros, observação, técnicas de segurança para a vida na cidade e na floresta, etc.

Devido aos bons resultados deste acampamento, B.P. começou a escrever o livro escotismo para rapazes, que inicialmente foi publicado em fascículos e vendidos nas bancas de jornais.

Os jovens ingleses se entusiasmaram tanto com o livro, que B.P. organizou e fundou o movimento escoteiro.

Rapidamente o escotismo se espalhou por vários países do mundo. No Brasil o escotismo foi fundado em 1910 na cidade do Rio de Janeiro.

No primeiro Jamboree, acampamento internacional, realizado na Inglaterra, vinte mil jovens escoteiros presentes e aclamaram Baden Powel Escoteiro Chefe Mundial.

Após vários anos de dedicação ao movimento escoteiro, Baden Powell se recolheu a uma propriedade que possuía em Nairobi, na África onde faleceu, na madrugada de 8 de Janeiro de 1941, enquanto dormia.

Carta de Despedida

"Escoteiros: Se porventura vocês tiverem visto a peça "Peter Pan", deverão estar lembrados de que o chefe-pirata estava sempre fazendo o seu "discurso de moribundo", porque receava que, possivelmente, quando chegasse a hora de ele morrer, não tivesse mais tempo para dizer tais coisas.

Acontece quase a mesma coisa comigo e, assim, e embora neste momento eu não esteja morrendo - qualquer dia destes eu morrerei - , quero enviar a vocês uma palavra de despedida. Lembrem-se de que será a última vez que vocês ouvirão minhas palavras. Portanto, pensem bem nelas. Eu tenho tido uma vida muito feliz e quero que cada um de vocês também tenha uma vida feliz. Acredito que Deus nos colocou neste mundo alegre para que sejamos felizes e para gozarmos a vida. A felicidade não provém do fato de ser rico, nem meramente de ter sido bem sucedido na carreira; e, tampouco, de sermos indulgentes para com nós mesmos. Um passo na direção da felicidade é o de tornar-se saudável e forte enquanto se é ainda um jovem, de sorte que possa vir a ser útil e gozar a vida quando for homem.


O estudo da natureza mostrará a vocês quão repleto de coisas belas e maravilhosas Deus fez o mundo para vocês gozarem. Alegrem-se com o que receberam e façam bom proveito disso. Olhem para o lado brilhante das coisas, ao invés do lado sombrio delas. Contudo, a melhor maneira de obter felicidade é proporcionar felicidade à outras pessoas. Tentem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram e, quando chegar a vez de morrerem, possam morrer felizes com o sentimento de que, pelo menos, não desperdiçaram o tempo, mas sim fizeram o melhor que puderam. Estejam preparados, desta maneira, para viverem e morrerem felizes, sempre fiéis à Promessa Escoteira de vocês, até mesmo depois que deixarem de ser jovens - e que Deus os ajude a cumpri-la.
                                                                                  
                                                                                   Vosso amigo,


 
Design by Gustavo D. | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Administração do blog: Gustavo D.